A Oração Modelo Parte 1 - Terça 12/05



Fonte: escolanoar.org.br  Comentário por Pr. Albino Marks
Acompanhando a vida de oração de Jesus, os discípulos foram impressionados e pediram que Ele os ensinasse como orar: “Senhor, ensina-nos a orar” (Lc 11:1, Nova Versão Internacional). A oração ensinada por Jesus abrange oito grandes áreas fundamentais da vida espiritual: a dependência de Deus, reconhecimento da santidade de Deus, anseio de pertencer ao Seu Reino, as necessidades cotidianas, relacionamento amoroso com o semelhante, poder para vencer as tentações. Mateus adiciona a submissão à vontade de Deus e a glorificação do Reino e do poder de Deus.

Todo ser humano tem o seu pai. A raça humana toda, reconheça-o ou não, tem um Pai, o Deus criador do Universo e do homem. Jesus, em Sua natureza humana, apreciava dirigir-se a Deus como Seu e nosso Pai. Para Seu povo, Deus apresentava-se como Pai: “Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho” (Os 11:1, Nova Versão Internacional).

Quando reconhecemos a Deus como nosso Pai, reconhecemos a nossa dependência e a certeza de Seu cuidado por nós. “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5:7, Almeida Revista e Atualizada).



A Sua santidade revela-O como um Ser superior, divino, não alguém igual a nós humanos. Porém, é com a Sua santidade que nos atrai, ama e atua com poder transformador em nosso caráter, tornando-nos semelhantes a Ele. “Ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus” (Lv 20:26. Almeida Revista e Atualizada).

Também é a Sua santidade que revela a natureza de Seu Reino, que não se assemelha aos reinos deste mundo, porque é um Reino que se forma no caráter e alcança súditos entre todos os povos, transformando-os em irmãos e membros de uma grande e mesma família, fundamentada na santidade, no amor e na justiça. “Não vem o Reino de Deus com visível aparência... porque o Reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17:20 e 21, Almeida Revista e Atualizada).

Para pertencer ao Reino de Deus, o sinal de identidade é a aceitação e submissão à Sua vontade. Este ato se realiza quando aceitamos Jesus como nosso Salvador e Senhor: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gl 2:20, Nova Versão Internacional).
Pense: “‘E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas’, diz o Senhor todo-poderoso” (2Co 6:18, Nova Versão Internacional).
Desafio: Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos” (Is 64:8, Nova Versão Internacional).

Nenhum comentário :

Postar um comentário